PROJETO PEDAGÓGICO 2014 - PLANTE - E E B SÃO MIGUEL
ESCOLA DE EDUCACÃO
BÁSICA SÃO MIGUEL RESGATANDO MEMÓRIAS: A minha, a sua, a nossa história...
São Miguel do
Oeste, 31 de março de 2014
INTRODUÇÃO
O
presente trabalho,PLANTE, plano anual do trabalho escolar tem como objetivo
fundamentar as propostas teóricas e práticas do currículo escolar através do
cunho qualitativo e quantitativo.
Desse modo buscamos através das
propostas pedagógicas o ensino e aprendizagem tendo como eixo educativo, ESCOLA DE EDUCACÃO BÁSICA SÃO MIGUEL
RESGATANDO MEMÓRIAS: A minha, a sua, a nossa história..., de acordo com o tema
norteador a gestão escolar e a prática docente perante a menção da realidade
cotidiana dos educandos e comunidade educativa elaboraram através de projetos,
plano curricular anual, uma dinâmica interativa, despertando no educando o
gosto de aprender, promovendo o protagonismo estudantil. A proposta do estudo
objetiva-se envolver todos os segmentos da unidade escolar, Conselho escolar,
APP, Grêmio estudantil e comunidade externa.
As propostas e ações
foram planejadas para abranger o trabalho individual, coletivo, grande grupo e
comunidade externa, de acordo com o planejamento do calendário escolar anual. O
estudo visa contribuir para o conhecimento histórico da escola (gestores,
alunos, funcionários, entidades), realidade escolar e formação da cidadania dos
educandos, bem como o domínio dos conteúdos curriculares essenciais em cada
disciplina.
Vivemos
um período de constantes transformações e modificações globais, nível
tecnológico, científico, além da crise de valores que em muitos momentos norteiam
as atitudes humanas. Da mesma maneira a educação vive contradições que o mundo
contemporâneo apresenta.
Buscamos
através de a proposta educativa preparar pessoas mais humanas, comprometidas
com o meio social e com o cuidado consigo e com o semelhante, conscientização
dos educandos nos valores que a escola ensina a base para a futura formação
profissional, o sentimento de fazer parte da instituição.
Dessa
forma as estratégias de ensino e aprendizagem considerando
as metas de aprendizagem para elevar o IDEB ao explicitar com clareza os
objetivos de cada disciplina, os resultados, os alunos devem demonstrar no
final de um percurso curricular através da avaliação.
1 ABORDAGENS TEÓRICAS
1.1 A ESCOLA
1.1.1 Identidade
Escola de Educação Básica São Miguel
Rua La Salle Nº 1824
Centro
São Miguel do Oeste – SC
A Escola de Educação
Básica São Miguel, estabelecimento da Rede Estadual Pública de Ensino, mantida
pelo Estado de Santa Catarina e administrada pela Secretaria de Estado da
Educação e do Desporto, possui, atualmente atende 600 alunos regularmente
matriculados no Ensino Fundamental e Médio, distribuídos nos três turnos de
funcionamento: matutino, vespertino e noturno. Os alunos são do Município de
São Miguel do Oeste. Alguns vêm de comunidades vizinhas, utilizando-se do
transporte escolar.
As principais dificuldades apresentadas
pelos alunos é a falta de leitura, acesso aos
meios de informações fora do ambiente escolar e aos bens culturais. Os alunos
do ensino noturno são alunos trabalhadores e isso traz algumas dificuldades no
processo de ensino e aprendizagem.
Além disso, a Escola
enfrenta diversas dificuldades que são conseqüências da realidade
sócio-econômica, política e cultural da sociedade. E nesse contexto, as
famílias, a maioria assalariada, delegam à Escola alem da educação formal e
sistematizada, parte de responsabilidades pertinentes à família. Por outro
lado, a instituição dentro de sua realidade tem oferecido condições de
acompanhar e proporcionar aos alunos o ensino e aprendizagem, assim como o
acesso ao desenvolvimento tecnológico e, sobretudo, o cultural.
Com relação ao corpo
docente, temos um quadro qualificado e, na sua maioria, com especialização em
suas respectivas áreas. Hoje, esse quadro é permanente, ou seja, os professores
são efetivos, o que garante, em partes, um trabalho contínuo. As reuniões e
dias de planejamento estão voltados para a capacitação pedagógica e temas
transversais que atendam às necessidades dos professores no atendimento ao
aluno. Há uma programação voltada para a saúde, combate ao uso de drogas,
prevenção de doenças sexualmente transmissíveis entre outros, no sentido de
informar a comunidade escolar desde situações corriqueiras até as mais graves
Para atender à demanda dos
alunos, a escola possui uma biblioteca com 15.000 mil exemplares, assinatura de
Revistas tais como: Nova Escola, Carta Escola, Mundo Jovem e Bravo Assinatura
de jornais Folha do Oeste, O Diário Catarinense, Imagem, Gazeta, Regional entre
outros. Conta também, com excelentes livros de literatura recebidos do Governo
Federal. Além disso, desenvolve atividades e projetos distribuídos ao longo do
ano letivo, com vistas também ao atendimento à diversidade, inclusão da pessoa
com deficiência, educação ambiental, valorização à vida, quais sejam: Projeto de Preservação do Meio Ambiente,
Relações Humanas, Bulling, Programa de Controle do Peso Corporal para Crianças
e Adolescentes da Escola São Miguel, Projeto de Leitura, Literatura e Escrita:
formando o cidadão, Escola no cinema, Feira da Ciência e Conhecimento,
Atividades culturais, esportivas e para-desportivas. Esses projetos, além de
atenderem ao currículo, trabalham os temas transversais e contribuem com
a formação cultural e o senso crítico do aluno.
Pensar e executar,
coletivamente, um ensino público e gratuito de qualidade, que resgate a função
social da Escola como espaço de produção e apropriação do conhecimento,
possibilitando aos alunos a construção de sua identidade e seu espaço na
sociedade na qual está inserido, tendo postura crítica, reflexiva e atuante
diante da realidade que os cerca, formando-os integralmente para serem agentes
da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.
O que é de fato aprender?
Como se sabe se houve a aprendizagem? Se tomarmos a abordagem filosófica do
materialismo histórico-cultural, a ação educativa e os processos de
aprendizagem implicam em formar um homem social e histórico para uma sociedade
igualitária. Cabe aqui retomarmos a Proposta Curricular de Santa Catarina: o
estudante precisar aprender os “conceitos científicos significativos” para que
possa não só “lidar com sua realidade sócio-histórica”, mas, sobretudo,
transformá-la. E isso requer mudança de comportamento.
Dessa perspectiva, a
aprendizagem se efetiva na medida em que a ação educativa propicia a mudança de
comportamento. Essa mudança ocorre também, e, sobretudo, com o conhecimento.
Assim, os conceitos científicos auxiliam na compreensão da realidade para sua
transformação, ou seja, na mudança de comportamento. Mas como o aluno se apropria
dos conceitos? A interação, o confronto de ideias, as trocas e socialização do
cotidiano da sala de aula constituem a base para a aprendizagem. “Todo sujeito
aprende por meio de ações mediadas que permitam realizar estruturações mentais
em níveis superiores” (Proposta Curricular de Santa Catarina, 2005, p.
34). Assim, o aluno é visto como ser que
interage e na relação com o outro elabora e reelabora conceitos mediados pelo
conhecimento científico de modo recursivo, ou seja, as estruturas mentais são reativadas
cada vez mais em nível superior. Além disso, há outros fatores que implicam na
aprendizagem como o desejo de querer aprender, as relações afetivas, a criação
de um ambiente favorável para aprendizagem. Enquanto grupo, há ainda que se
discutir mais essa questão e aprimorar nosso conhecimento sobre o que de fato é
aprender.
Desse modo nossa linha de ação “ESCOLA
DE EDUCACÃO BÁSICA SÃO MIGUEL RESGATANDO MEMÓRIAS: A minha, a sua, a nossa
história”...
norteará nossa proposta de ensino e
aprendizagem para proporcionar aos nossos educandos permear nas entrelinhas do
currículo local e regional. As mudanças e as transformações ocorridas na
sociedade requerem um cidadão consciente e crítico perante as realidades
sociais e socioculturais. Para Cury
(2002, p. 165) Gestão é “[...] um novo modo de administrar uma realidade que é
em si mesma democrática já que se traduz pela comunicação pelo envolvimento
coletivo e pelo diálogo”. Diante deste pensamento é fundamental reforçar que a
participação democrática de todos os integrantes da escola, já foi garantida
pela LDB9394/96 (BRASIL, 1996) ao reconhecer a necessidade da participação da
equipe escolar na construção do conhecimento.
Neste contexto o
planejamento é de suma importância para obtermos resultados perante as metas de
aprendizado dos educandos (IDEB), pois é a ferramenta essencial na mediação do
conhecimento de toda comunidade educativa.
2 GESTÃO
ESCOLAR
2.1 O gestor escolar
|
O gestor da escola é cidadão
e educador, é a pessoa de maior importância e de maior influência individual na
escola. Ele é o responsável por todas as atividades que ocorrem ao seu redor e
afetam diretamente o trabalho escolar.
A Direção é o órgão que
gerência o funcionamento dos serviços escolares no sentido de garantir o
alcance dos objetivos educacionais da Unidade Escolar, definidos no seu Plano
Político-Pedagógico.
Conforme Gil,
“O gestor não deixa
de ser um administrador de recursos humanos. Compete-lhe desenvolver os
processos de suprimento, aplicação, desenvolvimento, manutenção e monitoração
das pessoas. No entanto, para que possa atuar efetivamente, necessita
desenvolver novas atitudes e posturas. Precisa primeiramente considerar os
empregados como pessoas e não como meros recursos de que a organização pode
dispor a seu bel prazer.” (2011, p 52).
Desse modo o gestor coordena,
acompanha e controla a organização administrativa e pedagógica da escola;
Viabiliza condições
favoráveis (físicas, materiais e pedagógicos) para que a Escola possa cumprir
sua função social, envolvendo toda a comunidade Escolar;
Elo integrador, interessado, criativo,
realizando um trabalho participação observando o cumprimento das normas e
regras estabelecidas em conjunto.
Sua atuação determina, em
grande parte, as características de uma gestão democrática ou individualista e
autoritária.
Assim, o gestor escolar
deve ser um profissional com consciência crítica do trabalho que desenvolve que
realize planejamento, através de ações participativas e coletivas em que a
avaliação dos resultados envolva todos os responsáveis pelo processo de ensino.
Esta forma de gerir possibilita uma permanente reflexão sobre as metas da
escola, enquanto instituição de ensino, comprometida com os resultados da
aprendizagem.
2.1.2 Gestão Pedagógica
O gestor pedagógico com
sua liderança dá o tom das atividades pedagógicas escolares, cria o clima para
a aprendizagem, o nível de profissionalismo e a atitude dos professores e dos
alunos, bem como a credibilidade junto à comunidade, por ser o principal elo
entre esses elementos. A escola, organização
social bastante complexa, exige do gestor pedagógico, do Conselho Escolar, APP,
Grêmio Estudantil, da comunidade escolar e da sociedade, importantes papéis e
responsabilidades.
Dentro desse contexto, o
desenvolvimento da gestão escolar pedagógica enfrenta, como um dos principais
desafios, a profissionalização fundamental para a qualidade do processo
educativo.
O gestor pedagógico
promove um novo tipo de liderança motivada pela capacidade de diálogo, que aliando
uma sólida base conceitual e prática sobre gestão da educação, trabalha com as
diferenças, media avanços e conflitos, facilitando a integração entre segmentos
da comunidade e as representações sociais e, sobretudo, tomadas de decisões que
visem à melhoria e elevação dos padrões dos resultados da aprendizagem dos
alunos, em direção à gestão democrática.
2.1.3 Gestão administrativa
O
gestor administrativo, profissional com características próprias para atuar no
seu campo de trabalho, neste conceito vamos mostrar na gestão democrática a
atuação do gestor administrativo da escola para conseguirmos realizar um
parâmetro funcional digno, trazendo para comunidade escolar a qualidade no
funcionamento do estabelecimento que administra.
O
gestor administrativo na escola observa, pesquisa e reflete sobre o cotidiano
escolar de forma a aprimorá-lo conscientemente, compreende os fatores políticos
e sociais que interferem no cotidiano escolar para promover a integração com a
comunidade construindo relações de cooperação que favoreçam a formação de redes
de apoio.
Incorporar
à sua prática valores, atitudes e sentido de justiça, que possibilitem seu
desenvolvimento pessoal e aprimoramento profissional, bem como do grupo que
lidera, elaborando de forma participativa os planos de aplicação dos recursos
físicos e financeiros, vinculados à proposta pedagógica da escola.
Desse
modo é responsável pela administração de recursos materiais e financeiros, do
patrimônio escolar com transparência nos procedimentos administrativos,
garantindo a legalidade, a publicidade e a autenticidade das ações e dos
documentos escolares.
2.1.4 Conselho escolar
O Conselho Deliberativo
Escolar tem a finalidade de assegurar a participação de todos os segmentos da
Comunidade Escolar na Gestão Democrática, com funções de caráter consultivo,
normativo, deliberativo e avaliativo. Visa promover o fortalecimento da
autonomia pedagógica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, baseada
na Legislação em vigor e suas diretrizes pedagógico-administrativos fixados
pela Secretaria do Estado da Educação e do Desporto.
2.1.5 Grêmio estudantil
2.1.6 APP
3
O CURRÍCULO
3.1 Organização curricular
O Ensino dos conteúdos
deverá ser trabalhado, sempre que possível, com a utilização do método
científico para o desenvolvimento das capacidades de observação, reflexão,
criação e julgamento relacionados à filosofia e objetivos gerais da Escola.
A função Social da Escola
é oportunizar às gerações mais jovens a apropriação e elaboração dos conceitos
científicos, como meio de exercício da cidadania. Os conceitos científicos são
produções histórico-culturais que estabelecem relações entre si, com as
disciplinas do currículo, com os temas multidisciplinares e transversais e com
os conceitos cotidianos. Os conteúdos das disciplinas são, portanto, meios para
a apropriação de conceitos.
Os conceitos selecionados
tiveram como pressuposto os campos conceituais que perpassam todas as áreas do
conhecimento e os textos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina de
cada uma das disciplinas curriculares. Esta forma de encaminhamento pode ser
utilizada nas demais classes do Ensino Fundamental e Médio de acordo com os
conceitos essenciais das disciplinas Curriculares.
3.1.1 Práticas pedagógicas/Avaliação
A aprendizagem se efetiva
na medida em que a ação educativa propicia a mudança de comportamento. Essa
mudança ocorre também, e sobretudo, com o conhecimento. Assim, os conceitos
científicos auxiliam na compreensão da realidade para sua transformação, ou
seja, na mudança de comportamento. Mas como o aluno se apropria dos conceitos?
A interação, o confronto de ideias, as trocas e socialização do cotidiano da
sala de aula constituem a base para a aprendizagem. “Todo sujeito aprende por
meio de ações mediadas que permitam realizar estruturações mentais em níveis
superiores” (Proposta Curricular de Santa Catarina, 2005, p. 34). Assim, o aluno é visto como ser que interage
e na relação com o outro elabora e reelabora conceitos mediados pelo
conhecimento científico de modo recursivo, ou seja, as estruturas mentais são
reativadas cada vez mais em nível superior. Além disso, há outros fatores que
implicam na aprendizagem como o desejo de querer aprender, as relações
afetivas, a criação de um ambiente favorável para aprendizagem. Enquanto grupo,
há ainda que se discutir mais essa questão e aprimorar nosso conhecimento sobre
o que de fato é aprender.
A avaliação é uma reflexão sobre os fenômenos
educativos. Enquanto reflexão, não conclui, não encerra, não fecha
significações. Ao contrário, traz sempre outras e novas implicações,
especialmente por se tratar de ensino e aprendizagem.
É um
processo abrangente que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no
sentido de apreender suas dificuldades, seus avanços e possibilitar a tomada de
decisão sobre o que fazer diante dos problemas que se apresentam. A reflexão
sobre a prática determina o modo como avaliamos nosso aluno. È por meio da
análise reflexiva dos avanços e dificuldades dos alunos que o professor poderá
rever e redefinir sua prática pedagógica, tanto na necessidade de novas
intervenções como na proposição de atividades e metodologias mais adequadas ao
desenvolvimento do aluno. Assim, a avaliação representa um papel fundamental.
Tanto a Proposta Curricular de Santa Catarina como a
LDB, defendem uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, dando
ênfase aos aspectos qualitativos sobre os quantitativos dos resultados.
Embora existam diferentes formas de
avaliação, desvincular-se de um modelo tradicional não é uma tarefa muito
fácil; até mesmo porque temos um modelo social vigente, que é o da pontuação ou
nota necessária a servir de “passagem” para o ano seguinte. Mas a instituição,
em comum acordo com a comunidade escolar, adotou uma sistemática de avaliação
segundo os princípios da Proposta Curricular
de Santa Catarina e da LDB. Ou seja, a avaliação considerará o processo de
aprendizagem contínuo, nota quantitativa e qualitativa.
A concepção metodológica é o caminho, o “como” cada qual quer desenvolver
o seu trabalho. Tomando por base a Proposta Curricular de Santa Catarina, a
metodologia que se quer para a escola pública de qualidade é aquela que está
fundamentada na pesquisa. Ou seja, a pesquisa é o princípio da aprendizagem.
“As ações pedagógicas devem caracterizar o movimento social a partir do
micro-universo da sala de aula” (Santa Catarina 1998 p. 69). Nesse sentido, as
disciplinas, os conteúdos passam a ser um trabalho de pesquisa que privilegia
formas reflexivas de aprender. Para que esse trabalho de pesquisa enquanto
conhecer e aprender se efetive, a mediação do conhecimento é determinante. Cabe
ressaltar que mediar é diferente de transmitir; a partir do momento que se toma
a mediação como orientação pedagógica o foco da aprendizagem adquire a mesma
dimensão do ensinar. Assim, a escola passa a ser também um espaço do aprender (do
aluno e do professor) e não só do ensinar.
As
concepções aqui adotadas traduzem a escola e a sociedade que queremos. A prática educativa deve, portanto,
fundamentar-se na pesquisa, na análise reflexiva da realidade escolar, na ética
e no compromisso de formar homens e mulheres partícipes dessa escola e
sociedade que desejamos.
Nesse
sentido, a escola trabalhará com projetos na sala de aula. Os mesmos serão
desenvolvidos ao longo do ano letivo, conforme apontado anteriormente. Além disso, esses projetos abarcam
também os temas transversais.
4 CALENDÁRIO ESCOLAR
O Calendário Escolar é
elaborado, de acordo com a legislação vigente, pela direção, pelo serviço
técnico-pedagógico e professores. Fixa os dias letivos, dias de trabalho
escolar efetivo, dias de estudos, reuniões pedagógicas, conselho de classe,
recesso escolar e eventos programados.
A E.E.B SÃO MIGUEL inicia
o ano letivo em fevereiro, com uma semana de recesso escolar em julho,
finalizando as atividades no mês de dezembro.
Atende alunos do Ensino Fundamental e Médio nos três turnos.
As reuniões pedagógicas
serão realizadas sempre que se fizer necessário propor ações ou buscar soluções
de problemas tanto de ordem administrativa como pedagógica.
Os dias de estudos e
planejamento são definidos na elaboração do calendário escolar no início do ano
letivo e os temas são sugeridos pelo coletivo, voltados para o enriquecimento
do conhecimento e integração e sobretudo para melhoria do processo
ensino-aprendizagem.
4.1 Cronograma das atividades
Abril
|
13 – mateada na
praça – Dia da família na escola
Jogos interativos,
apresentações artísticas
|
16 – celebração da
Páscoa
|
|
Maio
|
09 – Dia das mães/
Fercan fase escolar/ noturno/ APP
|
Junho
|
02 – Entrega do
Projeto para Feira de Ciências
|
05 – Semana do meio
ambiente
|
|
19 – Enfeite corpus
Christi na rua
|
|
24 – Reunião de
pais E. fundamental – Avaliação do semestre
|
|
25 – Reunião de
pais E. Médio – Avaliação do semestre
|
|
30 – Feira de
ciências/ fase escolar
|
|
Julho
|
04 – festa interna
julina
|
Agosto
|
06 a 09 – semana do
estudante/ grêmio estudantil
|
08 – Festival de
teatro/ poesia/ dia dos pais/mostra de trabalhos/ noturno
|
|
11- Dia do
estudante – recreio prolongado e homenagem
|
|
22 – FERCAN –
eliminatória municipal de São Miguel do Oeste
|
|
Setembro
|
07 – Desfile cívico
– Eixo norteador como proposta
|
12 – Feira regional
de ciências e tecnologia
|
|
outubro
|
06 a 11 – semana da
paz/ Dia da criança
|
Novembro
|
07 – FERCAN: Final
regional em São Miguel do Oeste
|
20 – Dia da
consciência negra/ reflexão/ acolhida
|
|
Dezembro
|
05 – Encerramento
natalino – comunidade educativa
|
17 – formatura
|
5
REFERÊNCIAS
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos papéis
profissionais. 1ª Ed. São Paulo: Atlas
LACERDA, Vanessa. http://www.sabetudo.net/evitar-ou-nao-o-consumo-de-
chiclete.html,
acesso em: 30/abr/11.
Lei de Diretrizes e Bases
MANACORDA, Márcio A. História da
Educação: da antigüidade aos nossos
dias. São Paulo, Cortez, 1989.
MELLO, Guiomar Namo de. Cidadania e
Competitividade: desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo, Cortez,
1995.
KRAMER, Sônia e Leite, Maria Isabel.
Infância: Fios e Desafios da Pesquisa.
2ª Edição, Campinas, SP: Papirus, 1997.
PROPOSTA
Curricular de Santa Catarina. Uma Contribuição à Escola Pública do Pré-Escolar,
1º Grau, 2º Grau e Educação para Adultos. Florianópolis, Imprensa Oficial de Santa Catarina,1991.
PROPOSTA
Curricular de Santa Catarina.
Estudos Temáticos, 2005.
PROPOSTA
Curricular de Santa Catarina.
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (disciplinas curriculares) 1998.
PCN
– Parâmetros Curriculares Nacionais.
Ensino Fundamental. Brasília, 1999.
PCN
– Parâmetros Curriculares Nacionais.
Ensino Médio. Brasília, 1999
SAVIANI, Dermeval. In. Filosofia da Educação Brasileira.
Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1994.
SANTA CATARINA,
Proposta Curricular. Temas Multidisciplinares, Secretaria Estado da
Educação e do Desporto, Florianópolis, 1998.
SANTA CATARINA, Fundação catarinense de
Educação especial. Política de
educação de Surdos no Estado de Santa Catarina. (São José: FCEE, 2004).
SANTA CATARINA, Fundação Catarinense de
Educação Especial – Diretrizes Para Implantação das Salas De Recursos na Área
da Deficiência Sensorial. Florianópolis
– 2001.
SANTA CATARINA. Política de Educação
Especial. Fundação Catarinense de
Educação Especial, São José, fev. 2006.
SANTA CATARINA. Caderno Técnico do Centro de
Ensino e Aprendizagem. Fundação
Catarinense de Educação Especial, São José, dez. 2002.
SILVA, Alessandra
da. Cristiane Vieira de Paiva Lima, Mirlene Ferreira Macedo Damázio. Deficiência
Auditivo/ Atendimento educacional especialização – MEC. SESP, 2007: São
Paulo.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem
e Projeto Educativo, Cadernos Pedagógicos do Libertad 1, São Paulo
6
ANEXOS
Projetos
Micro ao Macro espaço sala de aula – Todas as disciplinas
EIXO NORTEADOR 2014
E E B SÃO MIGUEL RESGATANDO MEMÓRIAS: A
minha, a sua, a nossa história...
OBJETIVO GERAL
Promover
o regate histórico da E E B São Miguel através da interdisciplinaridade resgatando memórias e histórias da escola contribuindo
para a ampliação do repertório histórico cultural dos estudantes.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Resgatar
a história através de fotografias, entrevistas, reportagens, documentos,
relatos, objetos;
·
Visitar
museu SMO;
·
Entrevistar
professores, diretores, alunos, serventes, APP, Grêmio Estudantil, Conselho
Escolar e outros;
·
Promover
análise do gênero memórias;
·
Promover
a pesquisa iconográfica;
·
Instigar
a pesquisa buscando dados históricos e evolução da sociedade
migueloestina,(costumes, hábitos...);
·
Promover
a inserção da sociedade migueloestina através de mostra de trabalhos, desfile
cívico, dia da família e outras propostas disciplinares;
·
Socializar
vivências das pesquisas e relatos na escola;
·
Fazer
levantamento de dados numéricos de pessoas que ajudaram construir a nossa
história;
·
Instigar
a pesquisa buscando resgatar elementos culturais, música (banda), projetos e
outros.
METODOLOGIA
As
atividades do projeto decorrerá conforme o calendário escolar, datas
comemorativas, projetos disciplinares e
no desenvolvimento das aulas através de pesquisas bibliográficas individuais,
grupos, seminários, pesquisas de campo.
CONCLUSÃO
08/08 – Mostra de trabalhos
07/09 – Desfile cívico
05/12 – Encerramento natalino
Projeto
Jornal da Escola
O jornal é um veículo de
comunicação, e as matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes,
presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião, poesias,
notícias, regulamentos, acrósticos, charges, dicas (saúde, esporte, trabalho,
vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas, contos, diários, receitas,
entrevistas, histórias em quadrinhos, resenhas (livros, filmes), adivinhações,
charadas, desafios matemáticos etc.
O trabalho com diferentes
gêneros textuais possibilita a aquisição de competências de linguagem que
precisam ser apropriadas pelo aluno, para que possa exercer um papel na
sociedade (nas práticas sociais). Ou seja, é através dos gêneros textuais que
as pessoas participam de diferentes situações sociais envolvendo a linguagem,
uma vez que usar uma língua passa por estar apto a usar os diferentes gêneros.
Dessa forma, para a elaboração do jornal pretende-se trabalhar com os seguintes
conteúdos:
- Leitura, análise e escritura de
textos de diferentes gêneros;
- Gêneros textuais e competências
socioeducativas;
- Classificação dos gêneros
textuais;
- Intertextualidade entre gêneros
textuais;
- Diferença entre tipo e gênero
textual;
- Gênero literário e não literário;
- Organização do jornal;
Descrição
das atividades integradoras
O trabalho com diversos gêneros textuais envolverá as
diferentes área do conhecimento e a participação dos demais professores
envolvidos na oficina.
O
trabalho de elaboração do jornal requer um conhecimento acerca dos gêneros
textuais, especialmente os que aparecem com maior frequência neste veículo de
comunicação. Consequentemente, envolverá as diferentes áreas do conhecimento e
a participação dos demais professores envolvidos.
·
Leitura
e análise de textos de diferentes Gêneros (1º e 2º anos);
·
Coletânea
de textos pertencentes aos diversos gêneros pelos alunos (1º e 2º anos);
·
Organização/
separação dos textos em caixas, conforme o gênero (1º e 2º anos);
·
Análise
de vários jornais locais para que os alunos estabeleçam as semelhanças e
diferenças na diagramação, primeira página, manchetes e temáticas abordadas (1º
ano e 2º ano);
·
Análise
de textos publicitários que utilizam línguas estrangeiras e posterior produção
(1º ano);
·
Atividades
de retextualização (1º ano);
·
Coesão
e coerência textual/ elementos coesivos (1º e 2º anos);
·
Representação
de textos através de fantoches (Séries iniciais);
·
Produção
de tiras e charges (todas as turmas);
·
Leitura,
análise e produção de reportagens a partir das temáticas trabalhadas nas demais
disciplinas (E. fundamental);
·
Elaboração
do jornal da escola (publicação anual), produzindo textos de diferentes gêneros
que circulam através deste veículo de comunicação;
·
Criação
do Blog para publicação das produções.
Estratégias
para o desenvolvimento das atividades
·
As
atividades serão desenvolvidas de forma individual, em duplas ou grupais;
·
De
acordo com as atividades serão envolvidos professores das diversas áreas do
conhecimento;
·
Na
elaboração do jornal da escola, algumas produções poderão ficar sob a responsabilidade
de outras turmas do colégio, visando o envolvimento da escola. No entanto, o
trabalho final de seleção, revisão, digitalização e diagramação ficará sob a
responsabilidade da coordenação pedagógica e professores de língua portuguesa.
·
Nas
publicações do jornal, farão parte produções resultantes das demais oficinas;
·
Equipes
de alunos ficarão com a responsabilidade de divulgar produções no blog da
escola;
·
Para
a coletânea de textos de diferentes gêneros textuais os alunos utilizarão a
biblioteca e o laboratório de informática, bem como livros, revistas, jornais,
e outros materiais disponibilizados pelo estabelecimento de ensino;
·
Metodologia
diversificada, devido à diversidade de textos.
Metas
e resultados
·
Possibilitar
a aquisição de competências de linguagem;
·
Estimular
o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda
a escola nesse processo;
·
Habilitar
os alunos a participarem das demais práticas de linguagens encontradas nas
diferentes práticas sociais;
·
Compreender
o gênero textual como uma construção textual e prática social;
·
Produzir
a partir das temáticas trabalhadas, desenvolvendo um trabalho a partir das
ideias e conclusões dos alunos;
·
Interpretar
diferentes imagens, detalhes, breves mensagens de senso de humor e senso
crítico, estimulando o raciocínio e a capacidade de ler nas entrelinhas.
Avaliação
Ocorrerá durante todo o
processo de desenvolvimento das propostas coleta de informações, atividades de
interpretação, de produção oral e escrita e a interação entre todos nas
diferentes situações.
PROJETO
DE LEITURA
Tema: Sonhe, imagine, viaje através da
leitura.
Delimitação:
Leitura por prazer.
Problemática: A falta de leitura acarreta
problemas ortográficos, desmotivação, dificuldades na produção textual oral e
escrita, bem como falta de informação e conhecimento.
Objetivo
geral: Despertar no aluno o gosto e o prazer pela leitura.
Objetivos
específicos:
- Proporcionar diversas leituras para
despertar o interesse por essa prática.
- Possibilitar pequenos relatos orais
ou escritos sobre os temas lidos.
- Valorizar a leitura como fonte de
informação e desenvolvimento do intelecto.
- Levar o aluno a produzir textos de
qualidade.
- Desenvolver no aluno a organização
lógica das idéias na oralidade e na escrita.
- Proporcionar com a leitura momentos
de prazer e socialização.
Justificativa:
Sabemos que a leitura é capaz de
desenvolver a imaginação e a sensibilidade sendo grande fonte de conhecimento,
atualização, prazer e criatividade, possibilitando a formação de um ser
consciente, atuante e questionador.
Considerando que os alunos, de uma
maneira geral, não têm o hábito de leitura, e que isso é fundamental na vida,
desenvolveu-se este projeto que os levará a adquirir essa prática,
proporcionando crescimento individual e coletivo de todos os envolvidos no
projeto.
Universo da pesquisa:
O objeto da proposta é despertar o
aluno para o universo da leitura e da escrita.
Procedimentos
metodológicos:
- As aulas de leitura acontecerão
durante todo o ano letivo, semanalmente, sendo que os alunos trarão seu
material e também o professor oportunizará outras fontes de leitura. Que
estarão na bolsa literária.
- Serão reservados alguns minutos no
final da aula para divulgação do que foi lido: comentário, declamação,
contação, propaganda.
-No início da aula, o professor fará a
leitura e discussão, no grande grupo, de um texto previamente selecionado pelos
professores, nas diferentes áreas do conhecimento.
-um conjunto de leituras (revistas,
jornais, livros de poesias, contos, crônicas, gibis, pequenas histórias,
armazenadas em uma bolsa, para cada turma.
- O conjunto de leituras da bolsa será
organizado pelos professores de língua portuguesa, bibliotecárias e demais
professores.
Cronograma:
Uma aula de leitura semanal com alternância de
horários, contemplando todas as disciplinas e todas as aulas.
Equipe de trabalho:
Participarão do projeto todos os
professores, alunos e funcionários da escola.
Avaliação:
Observar o interesse do aluno pela
leitura, bem como os resultados apresentados na produção escrita e na
oralidade.
PROJETO
RECICLANDO COM ARTE
Atividades
integradoras – Temáticas e conteúdos:
Coleta e reutilização de
(materiais alternativos) coleta e reciclagem do papel
Descrição
das atividades integradoras:
- Transformação do papel em papel
artesanal.
Estratégias
para o desenvolvimento das atividades:
- Seleção de materiais
alternativos;
- Decomposição de papel em bacias
ou tanques;
- Utilizar o papel para a confecção
de murais, convites, cartões, letras.
Metas
e resultados:
Resgate da prática dos
valores da preservação do meio ambiente
Avaliação:
Avaliação processual e
contínua. Serão observados: participação, envolvimento em proposições,
relacionamento do grupo e produção.
PROJETO
- MAQUINAS: TRABALHADORES INCANSÁVEIS
ALUNOS
ENVOLVIDOS: SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO.
TURMAS: 221, 222,224 E 225.
– Todas disciplinas
OBJETIVOS:
_
Relacionar os conteúdos da termodinâmica com o cotidiano dos alunos juntamente
com as demais áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia,
Química, Português...
_
Encaminhar os alunos a analisar o tema através da pesquisa em diferentes meios,
possibilitando a estes à percepção dos efeitos positivos e negativos do uso das
máquinas térmicas.
_
Desenvolver uma atitude critica em relação à poluição e à degradação do
ambiente que as máquinas térmicas podem provocar.
AÇÃO 1 - Preparar cartões com
definições de máquinas térmicas:
"dispositivo que transforma
energia na forma de calor em trabalho"
"aparato que converte
continuamente calor em trabalho útil, utilizando um fluido"
"dispositivo usado para
transformar energia térmica em mecânica"
"máquina que transforma energia
térmica em trabalho mecânico"
"dispositivo que, trabalhando com
duas fontes térmicas, converte energia na forma de calor em energia mecânica (trabalho)".
"todo dispositivo que transforma continuamente calor em trabalho por meio de
ciclos realizados entre duas temperaturas"
Dividir a turma em grupos. Cada grupo
recebe um cartão-definição, revistas e papel pardo. A tarefa será reconhecer
com base no conceito do cartão, fotos e gravuras de máquinas térmicas e,
posteriormente, colá-las no papel pardo.
Cada grupo deve apresentar à turma seu
cartaz e discutir os colegas suas escolhas, além de, sempre que possível,
justificá-las considerando semelhanças e diferenças em cada cartaz.
No final, se for o caso, os alunos
podem elaborar uma lista de máquinas térmicas e uma de máquinas não térmicas.
Exemplos de máquinas térmicas:
automóveis, motos, locomotivas, barco a vapor, geladeiras, condicionadores de
ar, congeladores, aviões,...
AÇÃO 2 - Pesquisa sobre o tema do
projeto
Consultando os meios de comunicação
disponível os alunos deverão recolher dados como: funcionamento de uma máquina
térmica, sua utilização e efeitos sobre o meio ambiente, combustíveis comumente
utilizados, o que as diferencia uma das outras...
AÇÃO 3- Conversa entre a turma e um
mecânico
Os alunos devem registrar as perguntas
pendentes da etapa anterior para que se organize um debate com:
mecânico de automóveis;
mecânico de geladeiras;
mecânico de motos;
mecânico de condicionadores de ar;
Será interessante se o mecânico puder
apresentar à turma a máquina ou parte dela (motor).
Os alunos devem fazer anotações e,
posteriormente, em grupos, discutir e interpretar o que anotaram e ouviram.
Temos de nos lembrar que o ato de
interpretar refere-se a inferência e generalizações que podem ser feitas
com base em descrições. Interpretar pressupõe acrescentar sentido, ler nas
entre linhas, preencher os vazios e, dentro dos limites do material disponível,
ampliar o seu conteúdo. Nesse aspecto, interpretar significa também que o
estudante deva apresentar um dado novo, que não foi citado pelos mecânicos, e
relacioná-lo com o que foi pesquisado e discutido em sala de aula.
AÇÃO 4 - Resolução de questões
(integração com outras áreas do conhecimento)
1-Em qual contexto histórico surgiram
as máquinas térmicas?(Hist.)
2-Para que eram utilizadas e como eram
as primeiras máquinas térmicas usadas pelo homem?(Hist.)
3- É possível evitar a poluição gerada
pelo uso das automóveis, motos, aviões?(Quím. Bio.)
4-Qual o efeito, sobre o meio
ambiente, causado pelo uso de produtos
químicos como o CFC nos refrigeradores , freezers e condicionadores de
ar?(Quím. Bio.)
5-Quais são as diferenças entre os
combustíveis utilizados em automóveis, motos e aviões?(Quím.)
6-O rodízio de veículos em cidades, de
fato surte efeito?(Geo.)Ver projeto para SMO.
7-O princípio da degradação da energia
enuncia: A energia utilizável diminui à medida que o universo evolui. Qual a
relação desse enunciado com as conversões de energia realizadas por máquinas térmicas?(Fís.Quím.)
Cada grupo de aluno escolhe uma
pergunta para ser respondida.
AÇÃO 5 - Produto final
1-Construção de um aparato que
evidencie a transformação de energia na forma de calor em energia mecânica.
2-Investigação sobre as potências dos
automóveis. O que torna um modelo 2.0 mais potente do que o 1.0? O que é
injeção eletrônica? Podem apresentar um relatório contendo esquemas,
fotos,vídeos.
3-Investigação sobre as potências de
geladeiras. Os alunos, divididos em grupos, pesquisam os modelos de geladeiras
existentes no mercado, procurando estabelecer diferenças de potência e consumo.
(programa da troca de geladeiras antigas por novas). Pressupõe um relatório
escrito sobre a pesquisa,contendo esquemas, fotos, etc... .
4-Coletânea de entrevistas.
Os alunos, divididos em grupos,
entrevistam engenheiros mecânicos, entidades ambientalistas, empresários do
ramo, com o objetivo de coletarem dados a respeito do que a nossa indústria
produz de melhor hoje, quando se trata
de máquinas térmicas, e o que essa mesma indústria tem feito para reduzir os
efeitos nocivos da utilização desses aparatos, incluindo o que esta na
legislação. Também pressupõe um relatório escrito sobre cada entrevista,
seguido de uma analise final.
AÇÃO 6- Finalização
Os grupos devem apresentar breves
relatórios verbais, acompanhados de trechos de filmes, documentários,
depoimentos gravados em vídeos para compartilhar com a turma e se for possível
com toda a escola.
AVALIAÇÃO
Cada aluno será avaliado pelo seu
empenho na realização das tarefas, pelos relatórios apresentados e pelo
envolvimento com o grupo.
PROJETO
SAÚDE E BEM - VIVER
Temática: drogas e álcool: educação na
prevenção
Justificativa: A
questão das drogas está repercutindo cada vez mais nos debates públicos.
A escola , enquanto espaço de socialização do conhecimento cultural e
cientifico,não deve se omitir dessa discussão. E o foco do trabalho pedagógico
é a prevenção. Grande parte da população enfrenta situações relacionadas ao
consumo excessivo de drogas. Em especial adolescentes e jovens devem arcar com
consequências que influenciam decisivamente em seus projetos de vida adulta.
Assim, são fundamentais campanhas que possibilitem dar visibilidade ao problema
destacando a importância da política de prevenção para o país.
Objetivo
geral:
*Desenvolver atividades em que os
jovens estudantes compreendam e analisem o fenômeno das drogas; as disputas
comercias destas e suas repercussões nos diferentes momentos da história; a
atuação no cérebro, alternando seu funcionamento; a classificação das drogas
quando ao mecanismo de ação bem como os comportamentos que podem levar a
dependência.
Objetivos
específicos:
*Alertar que as drogas mais consumidas
no Brasil são as legalizadas: o álcool o
cigarro.
*Identificar os principais problemas
decorrentes do uso indevido de drogas.
* Discutir os aspectos sociais,
políticos, econômicos e éticos envolvidos nas políticas publicas de
enfrentamento do uso indevido de drogas,
além de custo sociais decorrentes dessa prática.
* Apontar para os principais problemas
decorrentes do uso indevido de drogas entre eles a demanda por tratamentos de dependentes e a
transmissão de doenças.
* Conhecer a questão da legislação das drogas através da
análise da Policia Nacional sobre Drogas,desde a sua formulação até os dias
atuais.
* Envolver escola e família para
juntos atuar na prevenção das drogas.
Conceitos
:
*Riscos e prejuízos que o uso de
substâncias psicoativas causa ao individuo e a sociedade.
*Redução de danos no trânsito .
*Bullying e ciberbullying.
*Como prevenir a violência nas escola
e educar para paz.
*Protagonismo juvenil: cuidando da
vida.
Ações
*Pesquisar:
* Conceito, definição e tipos de
drogas.
* Suas causas e consequências no
organismo e perante a sociedade.
* Doenças transmitidas pelo consumo de
drogas.
* O papel da família, escola e da
sociedade diante desta problemática.
* Como prevenir e quais as diferentes
formas de tratamento.
* Socializar a pesquisa através de um
seminário.
*Convidar um profissional (
especialista em dependência química) para palestrar sobre a temática abordada
no projeto.
* Convidar antigos usuários para fazer
seus depoimentos, relatando suas experiências.
*Organizar e socializar as seguintes
oficinas:
1-
A droga imaginária.
2- O que me dá prazer.
3- Tipos de drogas e seus efeitos no sistema nervoso central.
4- É fato ou boato?
5- Redução de danos.
6-A escola e a prevenção ao uso de
drogas.
*Painel de cinema: cada grupo de
alunos pode assistir a um filme diferente e depois formar um painel com as
principais temáticas apresentadas em cada filme.
*Sugestões de filme:
1- 28 dias
2- Bicho de 7 cabeças
3- Cazuza: O tempo não para
4- Despedida em Las Vegas
5- Diário de um adolescente
6- Meu nome é Johnny
7-
O informante
8- Traffic
9- Trainspotting
Avaliação
A avaliação será de forma processual e
contínua oportunizando e incentivando a participação através de um aprendizado
mais dinâmico e criativo,buscando resolver as dificuldades diagnosticadas
durante o desenvolvimentos das atividades.
Serão avaliados os aspectos
qualitativos e quantitativos.
Referência
bibliográfica:
*Cartilha sobre maconha, cocaína e
inalantes ( governo federal) .
*
Guia prático sobre
drogas- Editora Rideel de Marcia Detoni
*Cartilha: viver livre das drogas.
Editora Letras Brasileiras de Wilson Kraemer de Paula e Gisele de Souza Paula
Pires ( governo estadual ).
*Cartilha: Álcool e outras drogas (
saúde e prevenção nas escolas) Brasilia-DF 2011.
ATIVIDADE
DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
Disciplina
|
Turma
|
Conteúdo
|
Objetivo
|
Ação
|
Resultado
|
História
Professora
Janete
|
601
|
Identidade
Memória
História
|
Comparar acontecimentos no
tempo, tendo como referência sua
história de vida;
Estabelecer relações entre o
presente e o passado;
Identificar fontes de pesquisa como:
fotos, certidão de nascimento,
objetos etc e suas funções.
|
-Confecção da linha de tempo pessoal
“MINHA HISTÓRIA”.
Classificação das fontes históricas.
Elaboração da árvore genealógica da
sua família.
|
Mural na sala com as linhas de tempo
dos alunos.
Identificação das diferentes fontes
históricas.
Apresentação das árvores
genealógicas.
|
701
|
História Regional
Memória
|
Estabelecer relações entre o
presente e o passado;
Identificar o espaço onde a escola
está inserida.
|
Entrevistas com pessoas que estudaram
na EEB São Miguel.
Desenho-planta baixa do espaço
físico da escola.
|
Seminário com a apresentação das
entrevistas.
Planta baixa da escola.
|
|
801
|
História Regional
Memória
|
Comparar a história da escola com a
história regional.
|
Compreensão do contexto histórico de
surgimento e formação da EEB São Miguel.
|
ATIVIDADE
DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA
PROFESSORA:
NILMA LUTZ
PROPOSTA DE TRABALHO A PARTIR DO GÊNERO MEMÓRIA NAS AULAS DE
LÍNGUA ESPANHOLA
TURMAS: 802,
112,116,223,224, 225,226 E 333
DISCIPLINA : LÍNGUA ESPANHOLA
PERÍODO: 1º SEMESTRE 2014
OBJETIVO:
Motivar o uso da língua
através de práticas reais e contextualizadas.
Pesquisar, juntamente dos
familiares, memórias da Escola de Educação Básica São Miguel;
Verificar se os
familiares, amigos e, ou vizinhos estudaram nesse estabelecimento de ensino.
Promover um momento de
contação de memórias.
Atividade:
Realizar pesquisar acompanhado
dos familiares sobre: Como era? Quando iniciou? Os primeiros alunos e
profissionais, quais os cursos? Como era o funcionamento da escola? Etc., pois
é possível através dessa atividade aproximar pais e filhos e motivar o
aprendizado. Para fazermos uma explanação do gênero memórias nos valemos da
concepção de Baktin (1992), que apresenta a arquitetônica dos gêneros composta
por: tema, estilo e composição.
Será elaborada com os
alunos da 8º ano uma entrevista;
Os alunos do 1º, 2º e 3º
anos, farão a coleta de dados e informações bem como de objetos, se possível;
Concomitante a esse
trabalho de coleta de dado e informações, trabalharemos em sala a estrutura de gênero.
A partir dos dados
coletados construiremos textos intitulado: memórias da Escola (em língua
Espanhola).
Reescrita dos textos
coletiva e individualmente para mostrar implicitamente a presença dos verbos no
pretérito, elementos de coesão e coerência.
Para finalizar, os alunos
com a ajuda dos pais organizarão uma mostra das memórias.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM – MATEMÁTICA
PROFESSORA:
SAIONARA PEROTTONI
PLANEJAMENTO
DE MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Professora Saionara
Gerenciamento do orçamento familiar/ A minha, a sua, a
nossa família.
Mostrar aos alunos que a administração do orçamento da família implica
confrontar custos e benefícios e proponha algumas situações problema para que a
turma compreenda o funcionamento das finanças
Objetivos - Compreender o funcionamento das
finanças, selecionando informações, tomando decisões com base nessas
informações para agirem de acordo com os objetivos a atingir da forma mais
eficiente;
- Comparar diferentes ofertas, visando
a tomada de decisão informada e responsável;
- Agir de forma eficaz em relação a
assuntos financeiros relacionados com as suas necessidades;
- Prever as consequências positivas e
negativas de diferentes decisões e ações.
Conteúdo
- Gerenciamento de um orçamento familiar/ processo histórico renda familiar/ Eixo Norteador;
- Gerenciamento de um orçamento familiar/ processo histórico renda familiar/ Eixo Norteador;
- 8º ano ao Ensino médio
Materiais
necessários Cópia
dos problemas apresentados nesta sequência e calculadoras.
Desenvolvimento
1ª etapa O desenvolvimento da capacidade de
fazer escolhas fundamentadas e informadas compreende a análise e julgamento com
base em informações e decisões efetivas. Isso é ainda mais evidente quando o
assunto versa sobre o uso e gerenciamento do dinheiro.
Para mobilizar os alunos promova uma
discussão com a turma baseada nas seguintes questões: "Você sabe o que é
renda familiar?", "E qual a diferença entre salário bruto e salário
líquido?", "Você considera importante que uma família planeje suas
despesas?".
No momento em que os alunos expuserem
suas opiniões é importante instigá-los a justificá-las. Nessa discussão,
espera-se que os estudantes identifiquem renda familiar como a somatória dos
valores recebidos pelos membros da família e que reconheçam que uma das
vantagens do planejamento das despesas é o controle tanto do orçamento (não
gastar mais do que se ganha), quanto das emoções (não comprar tudo o que vê),
permitindo o conhecimento das reais condições financeiras para melhor
administrá-las.
Caso não seja do conhecimento da
turma, explique que salário líquido é o salário do qual já foram descontadas as
contribuições obrigatórias, como a do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)
e do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física), por exemplo.
2ª etapa
Com os alunos
mobilizados, proponha que resolva, em duplas, a seguinte questão:
- Qual é a renda familiar? Sabendo-se que renda familiar per capita é
aquela proveniente de todos os familiares residentes na mesma casa, dividida
pela quantidade desses componentes, determine a renda familiar per capita da
família.
3ª etapa
Com os alunos
novamente reunidos em duplas proponha uma nova situação. Veja, na tabela
abaixo, o controle de gastos mensal da família.
Aluguel
|
Alimentação
|
Transporte coletivo/combustível
|
Plano de saúde familiar
|
Telefone fixo e celular
|
Internet
|
Aulas de Inglês
|
Água e luz
|
Consórcio automóvel
|
A sobra de salário da família é
utilizada para fazer passeios culturais em alguns finais de semana ou para
algum gasto imprevisto, como o que aconteceu no final deste mês: (Sugestão)
- Comprar o produto a prazo.
- Comprar o produto à vista.
Considerando o exposto acima qual das
opções disponíveis seu grupo considera mais vantajoso? Não se esqueçam de
justificar a escolha feita.
Avaliação
Para analisar o que os alunos
aprenderam será oportunizado outros desafios, entrevistas com familiares,
pessoas do comércio, elaboração de gráficos de preços de produtos- diferenças-
elaboração de gráfico de gastos familiares. Seminário de discussão dos
resultados.
Laboratório
de Informática.
PROFESSORA:
SAIONARA PEROTTONI
PLANEJAMENTO
DE MATEMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
E E B SÃO MIGUEL RESGATANDO MEMÓRIAS:
A minha, A sua, a nossa história.
OBJETIVO GERAL
Fazer levantamento de
dados numéricos de pessoas que ajudaram a construir a nossa história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Adquirir noções de estatística.
Identificar tipos de graficos
estatísticos.
Construir e interpretar gráficos
estatísticos e informações estatísticas em geral.
Identificar variáveis qualitativas e
quantitativas.
Conceituar as medidas de tendência
central.
Obter médias, medianas e modas.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar esse projeto é
uma oportunidade para mostrar que noções básicas de matemática são essenciais
para compreender a sociedade moderna e nela atuar.
"O significado da
matemática para o aluno resulta das conexões que ela estabelece entre ele e as
demais áreas, entre ela e os temas transversais, entre ela e o cotidiano e das
conexões que ela estabelece entre os diferentes temas
matemáticos".(Secretaria de Educação Fundamental. PCN-5º A 8º
série-Matemática. Brasília: MEC/SEF,1998.p.57.)
A abordagem indicada para
esse assunto envolve a leitura e a discussão de cada informação apresentada na
forma de tabelas e gráficos, sob a orientação do professor.
Para ampliar a análise dos
alunos, levá-los a fazer resumos estatísticos e a interpretar resultados é
fundamental para que compreendem o significado e a importância das medidas de
tendência central de cada pesquisa, ou seja, a moda e a mediana.
METODOLOGIA
Trabalhar a estatística
através das informações coletadas no levantamento de dados. Construindo assim
gráficos, tabelas, médias, moda e mediana.
RECURSOS
Cartazes, vídeos, painéis.
PROJETO:
E.E.B. SÃO MIGUEL RESGATANDO MEMÓRIAS: A MINHA, A SUA, A NOSSA HISTÓRIA.
PROFESSORAS:
MARISÂNGELA ALBERT GROSS E PATRÍCIA CARLA ECKER PIOCZKOSKI
4°
E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBJETIVO GERAL:
Enriquecer as práticas
pedagógicas e os elos de afeto entre toda a comunidade escolar, incentivando a
participação e a responsabilidade para com o patrimônio público. Oportunizar
momentos de interação e aprendizado a partir de atividades de valorização dos
69 anos de história da E.E.B. São Miguel, na formação de alunos comprometidos
com a transformação social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Instigar a pesquisa por dados
históricos, fatos, acontecimentos, fotos, entrevistas, documentos, objetos,
reportagens a fim de resgatar e conhecer a história da escola;
● Visitar o museu municipal (SMO) a
fim de ter contato com o passado através das mais variadas fontes históricas;
● Socializar experiências, relatos e
informações obtidas com familiares, professores, serventes, ex-alunos, equipe
diretora;
● Promover um novo olhar sobre o
conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas
envolvidas na proposta;
● Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias de vida de pessoas da comunidade escolar;
● Incentivar o fortalecimento da identidade da escola e de seus protagonistas, ampliando a rede de interação e comunicação entre alunos e professores;
● Estimular a produção e a exposição das produções dos participantes na mostra de trabalhos organizada pela escola;
METODOLOGIA:
● Confecção de vários painéis com o
resultado das pesquisas e parabenizando a escola pelos 69 anos de serviço em
educar para a vida;
● Produções de textos com o título:
Uma escola assim, eu quero pra mim;
● Biografia do patrono da escola;
● Registros das pesquisas realizadas e
socialização das informações e saberes adquiridos;
● Utilização de fotos de todas as
turmas, funcionários, professores, secretários, diretores, enfim, com o intuito
de confeccionar um bolo e um cenário de festa para acolher as famílias e
visitantes em nossa escola;
● Elaboração de uma ficha de
entrevista contendo perguntas sobre as curiosidades e interesses dos alunos à
respeito da história da escola;
● Construção de tabelas e gráficos
sobre os dados referentes a escola;
● Livro de poesia sobre a escola,
realizada por cada aluno, juntamente com o desenho de uma bandeira que represente
o que a escola significa do modo particular.
CONCLUSÃO:
Iniciativas como esta é
que também cumprem o papel social da escola e que desta forma estaremos
oportunizando aos nossos alunos o efetivo exercício da cidadania. Resgatar e
conhecer a história da nossa escola é fundamental para proporcionar ainda mais
melhorias na qualidade do ensino. A comemoração dos 69 anos potencializa a
capacidade dos professores de ensinar e estimula os alunos a ter mais interesse
pelo seu ambiente do saber.
E.E.B
SÃO MIGUEL
“PROJETO
LER, PENSAR E PRODUZIR”: O JORNAL EM SALA DE AULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O
APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA
Professoras:
Marisângela Albert Gross e Patrícia Carla Ecker Pioczkoski
Turmas:
4° e 5° anos do ensino fundamental
OBJETIVO GERAL:
Estimular no estudante o
interesse pela leitura e escrita. Utilizar a mídia escrita como elemento para
leitura e produção textual, para que haja interpretação e compreensão dos fatos
e a sua significação no contexto social do aluno.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
● Aperfeiçoar a produção escrita como
consequência da prática da leitura;
● Ampliar o vocabulário e aperfeiçoar
quanto à utilização da gramática e ortografia;
● Entender o jornal como fonte de
informações e ferramenta para o aprimoramento da leitura e interpretação
textual de diferentes gêneros;
● Refletir na escrita com opinião, e
principalmente na construção da leitura de mundo;
● Possibilitar intervenções nas
relações que se estabelecem na sociedade, e materializa na real compreensão da
leitura da palavra e do mundo;
● Oportunizar ao estudante a reflexão
sobre as informações e a consequente reelaboração em direção à escrita
argumentativa e ao posicionamento crítico diante dos fatos;
● Motivar pelo aprendizado e gosto
pelo aprender, ler e escrever;
● Entender a distribuição das
informações no jornal e o porquê, qual a lógica desta distribuição, por que
abordar as notícias em cadernos temáticos (esporte, política, classificados,
etc.), direcionando o conteúdo de acordo com a preferência ou interesse de cada
consumidor;
● Opinar, intervir e questionar
informações e pontos de vistas, muitas vezes ocultos nas notícias que são
veiculas pelas mídias;
METODOLOGIA:
● Leitura e interpretação textual;
● Análise de substantivos, artigos,
pronomes, verbos, advérbios;
● Recortes de imagens para a produção
de mais variados tipos de texto;
● Construir gráficos e tabelas através
de dados contidos nas notícias;
● Apreciação pelos mais variados
gêneros textuais;
● Reproduzir um final diferente para
as história contadas;
● Construção de um mural de notícias;
● Leitura compartilhada;
● Aumento do vocabulário; utilização
do dicionário;
● Recortes de palavras acentuadas
(classificação das palavras);
CONCLUSÃO:
A proposta do presente
trabalho não se baseia em apontar resultados conclusivos, mas indicar caminhos
e possibilidades, articular discussões e opções para o enriquecimento e
ampliação da prática pedagógica, sobretudo da leitura e escrita. E também
buscar inovações que aliem o pedagógico e a tecnologia, elementos que compõem a
necessária formação do estudante em consonância com a dinâmica social
contemporânea. Nesta perspectiva, o
“Projeto Ler, Pensar e Produzir”, tem a intencionalidade pedagógica de
trabalhar a informação e a notícia, possibilita o aprimoramento da leitura
crítica e da escrita argumentativa, e traz significativas contribuições para a
conquista de uma ampliação na qualidade de ensino, constituindo-se como mais um
instrumento a serviço da formação crítica e cidadã de nossos estudantes.
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