EEB SÃO MIGUEL / A ARTE DA CORPOREIDADE: Musicalidade/Canto e Dança. - TURMA 111
Todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). http://educarparacrescer.abril.com.br/
A turma 111, nas aulas de Artes, desenvolveram atividades recreativas e integrativas. Sabemos que a música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.
Primeiramente é necessário entender que música é composta por três
elementos: Harmonia, Melodia e Ritmo.
• Harmonia: É o conjunto de notas musicais. Ou seja, são as notas tocadas pelos músicos e compositores em um determinado instrumento.
• Melodia: São as notas tocadas de forma separadas, ou seja, é a nota tocada separada por cada instrumento e pelo vocal.
• Ritmo: É a noção métrica-temporal da música. Muitos conhecem isso como tempo contado para a marcação do ritmo.
Em cada fase da vida a harmonia de sons proporciona algumas vantagens. Por isso, é fundamental acrescentar os ritmos sonoros a partir da iniciação da vida do ser humano.
1- Melhora a comunicação:
a comunicação não é algo específico da fala, pois as pessoas fazem isso através da escrita, do desenho e até mesmo da dança. Por isso, ao ouvir uma canção, normalmente a pessoa consegue organizar suas ideias e se expressar cantando o movimento o próprio corpo.
2- Melhora a movimentação corporal: Ao aprender uma música, a pessoas começa a se movimentar, isso estimula a mobilização do corpo, tornando-se assim, essencial para a vida da pessoa, principalmente para as crianças e idosos.
3- Ameniza a dor: Ao se envolver com uma canção, a pessoa se distrai e acaba se esquecendo dos problemas.4- Fornece sensação de prazer: Uma boa música pode liberar endorfina que é uma substância que oferece sensação de prazer e bem-estar. É comum acontecer isso quando a pessoa escuta uma música que aprecia.
5- Relaxa o corpo: Uma boa dose de canção diária pode relaxar o corpo e melhorar o stress causado no dia a dia.
6- Fortalece a memória: É muito comum verificar que as pessoas possuem mais facilidade ao decorar uma letra de música. Por isso, ela pode fortalecer a memória e proporcionar mais atividade cerebral.
http://proddigital.com.br/musica/os-beneficios-da-musica-para-o-corpo/
Quem pratica a dança, seja qual for o ritmo, diverte-se em sala de aula.
Além do condicionamento físico e mental, a dança proporciona:
- Traz alegria e felicidade
- Aumenta o convívio social
- Combate a depressão e a timidez
- Combate o Stress diário
- Ajuda a relaxar
- Ativa e melhora a coordenação motora
- Fortalece a musculatura
- Protege as articulações
- Melhora o condicionamento aeróbico
- Melhora a Capacidade Cardiorrespiratória
- Previne problemas posturais e de artrose
- Aumenta a Flexibilidade
- Atenua dores
- Emagrece, ajuda a perder Peso
- Deixa a Auto-Estima elevada
QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA! Ditado popular.
OS BENEFÍCIOS...
1. Relaxar e aliviar a ansiedade
A rotina anda tão cheia de tarefas que todo mundo vive ansioso, sob pressão. Mas a ansiedade faz com que o corpo fique, de forma desnecessária, em permanente estado de alerta - a adrenalina dispara e a reserva de ar nos pulmões aumenta. E isso só piora a angústia! Cantar nos obriga a colocar tudo para fora e relaxar.
2. Soltar as emoções presas e diminuir a timidez
Cantar é uma forma de expressão que mexe profundamente com as nossas emoções, porque a gente sente o que canta. E, quanto mais variadas as músicas, maior é a quantidade de sentimentos que deixamos aflorar. Além disso, é uma ótima terapia para os tímidos. Muitos artistas são tímidos na vida, mas, no palco, botam pra quebrar!
3. Turbinar a autoestima
Ninguém acha que canta bem, né? Isso acontece porque a voz que nós ouvimos é diferente da voz que os outros ouvem. Arriscar um refrão em alto e bom som, portanto, é uma maneira de parar de se preocupar com a opinião dos outros e apostar no próprio potencial sem medo de errar ou desafinar. É cantar para se sentir bem e pronto! Precisa algo mais?
4. Abrir-se para o amor
Como muitas músicas estão ligadas ao tema, cantá-las permite digerir melhor histórias mal resolvidas ou escondidas dentro do nosso coração e atrair novos romances.
5. Respirar corretamente
Quando a gente canta, é obrigada a respirar de forma mais profunda e controlada. E, naturalmente, repetimos isso ao longo do dia e respiramos melhor. De quebra, massageamos o diafragma, que se contrai ao inspirar e relaxa ao expirar e soltar o ar dos pulmões.
6. Melhorar a postura
Se a respiração é tão importante assim para o canto, não dá para cantar agachadinho ou encolhido, certo? Para arrasar no karaokê, tem que manter uma boa postura.
http://m.abril.com.br/estilo-de-vida/m-trends/os-beneficios-que-cantar-proporciona-para-qualquer-pessoa
Comentários
Postar um comentário