EEB SÃO MIGUEL / O PODER DO RELAXAMENTO - TURMA 701
OS BENEFÍCIOS DO RELAXAMENTO PARA A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL
Por Andréa C. Monteiro
Quando estamos diante de situações que “nos tiram do sério”, frequentemente escutamos a sugestão de respirar fundo e contar até dez. Mas, qual a função disto? Você já experimentou colocar em prática?
Não há uma regra específica, o importante é ajudá-las a encontrar formas de se acalmar: seja respirando fundo, ouvindo uma música tranquila ou imaginando-se em um lugar agradável. E, se as crianças no início parecem um pouco desconfiadas, fazendo o relaxamento com os olhos entreabertos, com o passar do tempo este exercício se torna prazeroso e um recurso importante de autocontrole para muitas delas. Assim, quando se encontram diante de situações de conflito – especialmente aquelas que envolvem sentimentos fortes como a raiva – elas podem contar com o relaxamento para se acalmar e depois buscar soluções mais eficazes.
E os benefícios do relaxamento vão além: Daniel Goleman, o renomado psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional, estudou ainda na década de1970 os efeitos da meditação e do relaxamento no controle do estresse.
Goleman aponta que meditação e relaxamento são coisas distintas, mas que a meditação é mais utilizada hoje como uma técnica rápida e fácil de relaxamento.
De acordo com o autor, buscar metodologias requer conhecimento e habilidades para aplicação, qualquer ambiente pode vir se tornar um espaço para meditar e relaxar, porém a mediação será diferente.
No entanto na escola buscamos integrar os educandos a partir do relaxamento corporal, mediação pelo relaxamento conduzido. Na aula de Artes, o momento foi apreciado e desenvolvido com êxito, pois nossos educandos no dia a dia vivem atarefados de atividades, gerando muitas vezes transtornos em sala de aula.
Proporcionar esse momento terapêutico aos educandos é devolver-lhes a arte e o bem estar consigo mesmo.
![]() |
| INTERAÇÃO TOTAL |
Momentos de partilhas
Os registros dos momentos vivenciados.



















Comentários
Postar um comentário