OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM CORRELAÇÃO COM OS EIXOS TEMÁTICOS DOS PCNS
RESUMO
Todos os conteúdos estão veiculados aos quatro pilares da educação, uma
vez que estes não podem ser indissociados um do outro. Podemos trabalhar todos
eles de maneira a compreender como funcionam, e posteriormente incluí-los em
definitivos aos nossos saberes.
1 INTRODUCÃO
Através de
pesquisas e estudos podemos perceber que os conteúdos conceituais,
procedimentais e atitudinais estão veiculados com os quatro pilares da
educação. Os quatro pilares da educação compõem-se dos seguintes saberes:
aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a
ser.
Sendo analisado por
este caminho podemos nos organizar da seguinte maneira: Aprender a conhecer o
quê? Aprender a fazer o quê? Aprender a viver juntos para quê? Aprender a ser
porquê? Todas estas perguntas são respondidas respectivamente com: conceituais,
procedimentais e atitudinais.
Zabala (1998:42-48)
aborda os conteúdos em três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais.
Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa de capacidades
intelectuais para operar símbolos, imagens, idéias e representações que
permitam organizar as realidades. Os conteúdos procedimentais referem-se ao
fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os
resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas
que se propõem e os conteúdos atitudinais referem-se à formação de atitudes e
valores em relação à informação recebida, visando a intervenção do aluno em sua
realidade.[1]
2 CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A CONHECER
Todos os conteúdos
necessitam de uma base teórica, denominados conceitos. Os conceitos nos
transportam pela vida sejam: científicos, intelectuais, filosóficos, calculistas
ou de outros parâmetros. Estes nos revelam a verdadeira base da descoberta do
saber, estimulando a curiosidade de aprender. Os conceitos passam a desenvolver
a parte cognitiva do ser levando este a desenvolver o intelecto, o raciocínio,
a dedução, a memória, proporcionando a construção do conhecimento.
O conceito é
considerado um instrumento do conhecimento, através dele é que ser humano
desenvolve sua compreensão do mundo que o rodeia, ele capacita para o mercado
de trabalho e torna-se o maior alvo de pesquisa estudantil.
Os conteúdos
conceituais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a
discernir o real do abstrato; ou ilusório. Abrem-se as portas da dúvida, esta
dúvida estimula a descoberta do conhecimento, gerando novas duvidas
possibilitando descobertas infinitas. Sendo este, um processo onde: "o
conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente [...],o processo de aprendizagem
do conhecimento nunca está acabado" [2].
Os conteúdos
conceituais são a base do aprender a conhecer concebendo-nos a oportunidade de
lembrar que aprendemos vastamente com as experiências que adquirimos durante a
nossa vivência, e acrescentando que "aprender a conhecer e aprender a
fazer são, em larga medida, indissociáveis" [3].
3 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER A FAZER
Os conteúdos
procedimentais resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos
com os conteúdos conceituais. Seja em forma de maquete utilizando-se de escala,
reprodução de um ambiente visitado, ou uma letra de música transformada em
paródia. Toda produção ou reprodução é determinado pelos conteúdos
procedimentais. Como antes citado primeiramente o conceito do assunto
posteriormente o fazer, e para fazer é preciso procedimentos corretos para o
resultado esperado.
Os conteúdos
procedimentais também são de caráter profissionalizante, onde se visa que o
aluno compreenda o ofício de determinadas profissões, auxiliando no processo da
escolha profissional no futuro, desenvolvendo todas as habilidades
anteriormente citadas; trabalhando a memória, o intelecto, a dedução,
habilidades motoras, e outras especificidades.
Caracterizado pelo
estudo de técnicas e estratégias para o avanço do conhecimento proporcionado
através da experiência do fazer.
E como pode ser
notado, nenhum conhecimento se faz por si só, todos possuem sua base, assim
como aprender a conhecer é base do aprender a fazer, aprender a fazer também
torna-se base de aprender a viver juntos, pois existem projetos, processos e
procedimentos que não poderão ser feitos ou produzidos por um único ser. Para
que um livro seja publicado é preciso que haja um escritor, alguém que revise,
alguém que publique; para que um edifício se erga é necessário um engenheiro,
um técnico, pedreiros, serventes e outras especificidades, ou seja, um
conjunto.
Mesmo não possuindo
muitas afinidades é possível vivermos juntos, para que o mundo possa
desenvolver-se e nós também.
4 CONTEÚDOS ATITIDINAIS: APRENDER A VIVER JUNTOS
APRENDENDO A SER
Os conteúdos
atitudinais são a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de
normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido
por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na
prática e em seu uso contínuo. O individuo é moldado de acordo com suas
vivências, porém, não é escravo destas, podendo redimir-se ou simplesmente
questionar-se.
Os conteúdos
atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. Tratando-se de
grupos, tribos, comunidades de diferentes escalões sejam eles econômicos ou
culturais. Todos seguindo normas estabelecidas por todos: respeito,
compreensão, solidariedade, humildade, muitos outros de suma importância.
No meio escolar
estes conteúdos são trabalhados todo o tempo, seja ele nos trabalhos
individuais ou em grupos, sendo ele melhor trabalhado em grupo já que o tema
proposto é aprender a viver juntos respeitando uns aos outros em suas opiniões
concordando ou discordando de determinadas atitudes que ferem as normas e os
valores estabelecidos normalmente. Os conteúdos atitudinais "proporcionam
ao aluno posicionar-se perante o que apreendem. Detentores dos fatos e de como
resolvê-los, é imprescindível que o aluno tenha uma postura perante
eles."[4]
Através da
convivência vê valores o individuo torna-se ser pensantes de suas próprias
atitudes amadurecendo seu interior e descobrindo-se membro de sua sociedade, e
não mais um indivíduo, mas alguém que pode fazer a diferença.
5 CONCLUSÃO
Podemos trabalhar
em nossa sala de aula todos os conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando
separá-los, pois como podemos perceber todos estão correlacionados com a
construção como um todo, nenhum deles é mais importante que o outro a
importância é encontrada no conjunto da obra, como citam os ditados populares.
6 REFERÊNCIAS
1 ARAÚJO. Odair J.
M. de, A prática docente e a formação cidadã. Disponível em:
<<http://www.webartigosos.com/articles/1059/1/a-pratica-docente-e-a-formacao-cidada/pagina1.html>>Acessado
em: 11 set. 08.
2 DELLORS.
Jacques.; Os quatro pilares da
educação. Disponível em: <<
http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm>> Acessado em: 10 set.
08.
3 Idem 2
4 LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica
de Ciências. São Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em:
<<http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html>>
Acessado em: 11 set. 2008
[1] ARAÚJO. Odair J. M. de, A prática docente e a
formação cidadã. Disponível em:
<<http://www.webartigosos.com/articles/1059/1/a-pratica-docente-e-a-formacao-cidada/pagina1.html>>
Acessado em: 11
set. 08.
2 DELLORS.
Jacques.; Os quatro pilares da
educação. Disponível em: <<
http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm>> Acessado em: 10 set.
08.
[3] Idem 2
[4] LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação
Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica de Ciências. São
Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em:
<<http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html>>
Acessado em: 11 set. 2008
Revisado por Editor do Webartigos.com
Comentários
Postar um comentário