PROJETO MAIS QUE UMA VIDA - TURMA 331 - MATUTINO

                                       
                                           PROJETO MAIS QUE UMA VIDA           
                                          

            O projeto busca  como fonte as novas propostas para o Ensino Médio apresentadas até o momento pelo Mec. Como filosofia da escola busca-se a qualidade do ensino, através do desenvolvimento das ações de forma reflexiva, participativa e humanizadora, transformando-se cada vez mais num espaço de elevação cultural, de apropriação do conhecimento científico, do desenvolvimento integral dos educandos para a convivência social  e o exercício da cidadania. 

              Dessa forma o projeto vem contribuir na formação integral do ser, sendo proposta como eixo norteador para este ano. Os conflitos sociais humanos sempre existiram enquanto sociedade "organizada", períodos sangrentos vivenciados no decorrer dos séculos pela humanidade. A referida proposta educativa é para educar "mais que uma vida", sendo esse ser humano hoje melhor, com isso deixará "outro ser" capaz, dinâmico e gestor de suas emoções para uma sociedade sadia.
       Os desafios do Projeto mais que uma vida, conceitua processos formativos, competências, habilidades, precedendo na formação os conteúdos conceituais macros, conteúdos específicos, conteúdos procedimentais, e atitudinais nos bimestres.  
         No entanto, sabemos que a formação do aluno deve ter como alvo principal a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.

                

                 O maior desafio educacional está em formar uma cidadão capaz, capaz de gerenciar a si próprio. 
                     A proposta busca regatar o ser, perceber através dos "personas" que se criam no cotidiano, como "casca", muitas vezes utilizados por sentirem-se  aceitos e inclusos na sociedade. Os conteúdos teóricos estão vinculados na vivência do projeto, ou seja, a compreensão da teoria na prática, visando a preparação para o ENEM. 


                        As "máscaras" se criam diariamente. Somos livres para pensar? Pensamos o que queremos e quando queremos? 

                      Acredite sou um SER HUMANO. O EU é o centro da personalidade, o líder da mente, o desejo consciente de nos tornar únicos. 
                      
                        Como vivo minha indignação?  Sociedade humanizada? Desumanizada?
                        
                        Quem sou eu? Quem somos nós?
                         
                             O projeto está sendo vivenciado de acordo com as especificidades de cada turma. 


















( fotos dos educandos da turma 331 - Matutino - Alguns relatos das vivências, será utilizado pseudônimos, o texto manterá a forma de escrita do educando )



Rosa. As atividades vivenciais contribuíram no meu amadurecimento, percebi que não é só em mim que guardo algo que ninguém saiba, que me machuca por dentro, estou evoluindo cada vez mais. 


 Azul. Conheci melhor meus colegas, suas dificuldades, e ver que o mundo é bem mais do que imaginávamos, as atividades integraram o grupo, e todos começaram se gostar e se entender, digamos que me deixou mais leve e feliz.




Laranja. Conheci mais meus colegas, me identifiquei um pouco com a vida deles, brincamos, nos divertimos, foi muito bom, amo meus colegas, são legais e minha professora também.


Lilás. Me ajudaram a não julgar as pessoas, pois o que elas são na sala, nem sempre é o mesmo que em casa.  Devemos levar mais na brincadeira, confiar nas pessoas, E também me fez perceber que preciso conversar com alguém.


Pink.  Esta atividade me ajudou, pois depois da primeira atividade que fizemos mudei meu pensamento em relação aos colegas. Estas atividades nos uniram e nos divertiram. Foi muito bom poder me abrir com todos. Resolvi meus problemas, estou feliz, pois tudo está se ajeitando. Obrigada profe, conta comigo sempre. 


Flor. As aulas foram maravilhosas, uma delas creio eu que fez muitas pessoas refletirem um pouco sobre cada pessoa que está ao nosso lado, fez nós ver que nem tudo é o que parece, que por traz daquela pessoa alegre, existe outra.Mudando um pouco aqui, Prof, Parabéns pelas suas aulas, estão sendo maravilhosas.


Cacau.  Creio que foi muito construtivo, pois podemos resgatar fatos do passado, alguns até o meio tristes, mas que serviram para descarregarmos isso e não criar  máscaras, as dinâmicas de grupo nos propõe transmitir a confiança e perder a vergonha, pois acreditamos que com todas as atividades podemos sim trabalhar as dimensões, física, psíquicas e espiritual e a formação humana.


Chocolate. Foi muito bom. Nos conhecemos melhor, descobrimos coisas boas e importantes sobre alguns colegas que antes ríamos, por eles serem diferentes, também teve histórias tristes, mas que foram superadas, ou estão sendo. Praticamos dinâmicas que nunca tínhamos realizado, para mim foi divertido, nos conhecemos melhor.


Bombom. Ajudou ter um pensamento diferente de algumas pessoas. Gostei também porque fiquei sabendo coisas sobre eles que não fazia ideia que existia. Nos divertimos, dançamos, rimos, conversamos, colocamos para fora as coisas ruins, e vivenciamos coisas boas.
Água. Achei muito interessante a primeira atividade pois acabei conhecendo um pouco mais da realidade dos meus colegas.

Rosa. A turma interagiu bastante, alegrou a turma, gostei muito, foi bem produtiva.


Figo. Achei legal, conheci mais meus colegas, vi como cada um trabalha em equipe, gostei muito, pode ter sempre.

Cravo. As aulas me ajudaram a nos conhecer melhor, saber mais sobre as pessoas que estão ao nosso redor.

Limão. Essas aulas fizeram pensar mais na vida, conheci melhor meus colegas, e fez nós nos aproximar mais.

Sagú. Eu achei muito interessante e produtivo.


Feijão. Contribuiu melhorando a nossa comunicação, por ter conhecido melhor nossos colegas, muito bom e interativo.

Amendoin. Ajudou a conhecer nossos colegas, e as dinâmicas foram diversas e interagimos uns com os outros,

Cebola. Eu achei muito legal, porque eu conheci mais meus novos amigos, conheci um pouco de cada um, me identifiquei com várias histórias que eles contaram. eu não tive coragem de falar da minha vida, porque não conheço muito os novos amigos.

Palavra. Gostei muito da atividade, me deixou muito feliz, acho que ajudar perder a vergonha entre os colegas.

Caqui. Essas aulas fizeram eu conhecer melhor meus colegas.

Liberdade. Eu gostei porque foi algo muito diferente, eu precisava de uma "válvula de escape", percebi também que posso me expressar mais, meus colegas e amigos sempre vão me apoiar, enfim foi algo maravilhoso, a união entre colegas nas atividades rendeu risadas e choros, mas faz parte.Obrigado!

Orquídea. essas atividades ajudaram todos os colegas  perder a timidez um com o outro, fez que todos se aproximarem mais, lembrar da infância com algumas brincadeiras.


Sossegado. Não contei a minha história, mas percebi nas histórias dos outros que escutei, coisas semelhantes com a minha e que apesar dos problemas a gente sempre tem que seguir em frente, agradecer por mais um dia de vida.

Natureza. eu gostei, pois me ajudou a refletir sobre algumas coisas que no dia a dia não percebemos, me fez olhar diferente as coisas.


Paz. Contribuiu para conhecer melhor os meus colegas e nos  ajudou a ter mais intimidade com eles.

Pensativo. não mudou nada, porém foi bom para meus colegas saberem que não sou o que eles pensam.


Doce. Achei as atividades bem interessantes, pois conhecemos um pouco de cada um e nos divertimos com os colegas.


Feliz. Percebi que a intenção foi se conhecer e unir mais a turma.



































































































Comentários

Postagens mais visitadas